jusbrasil.com.br
6 de Junho de 2020

8 critérios para definir seu nicho jurídico

Thaiza Vitoria, Consultor Jurídico
Publicado por Thaiza Vitoria
há 5 meses

Perdido sem saber como definir seu nicho jurídico? Vamos fazer um exercício prático de Coaching Jurídico para começar a resolver isso enquanto você se programa para implantar a Agenda Positiva na sua Advocacia.


É o seguinte: a gente vai analisar possíveis nichos, segundo 8 critérios, e ver qual tem maior potencial pra você e para o seu escritório, combinado?!

1) Escolha 3 opções de nichos (Exemplos de nichos: consultoria jurídica para alinhamento contratual de empreendimentos no setor de moda; acompanhamento de contratos de aluguel e consultoria jurídica para resolução de conflitos entre vizinhos em condomínios edilícios; assessoria jurídica para casais homoafetivos na área de sucessões e Direito de Família; consultoria jurídica preventiva para evitar litígios com clientes de laboratórios clínicos e hospitais).

2) Dê uma nota de 0 à 5 para cada um dos 8 critérios. Os critérios são:

A) Potencial pagador - Existem pessoas que pagariam pra resolver esse problema? Essas pessoas tem condição financeira de pagar por esse serviço jurídico?

B) Público online - A sua audiência está online? Se estamos falando de usar mídias sociais para captar clientes, essa audiência precisa estar online;

C) Urgência em resolver - Temos uma forte tendência de empurrar os problemas para debaixo do tapete e só resolver o que realmente está incomodando muito. Esse problema está na rota de prioridade do cliente?

D) Tamanho da audiência - Existe um número de pessoas com esse problema grande o suficiente para que ele exista no portfólio do seu escritório?

E) Esteira de serviços juridicos - Será possível que esse cliente faça uma Jornada com você? Ele terá outras dificuldades que você pode ajudar a resolver ao longo do caminho dele? Vender para quem já é cliente é muito mais fácil.

F) Avatar transformado - Você já passou pelo que seu cliente está passando? Já viveu as dores ou problemas dele? Já resolveu algum problema de alguém que fosse parecido com a promessa que você oferece?

G) Paixão - O que você realmente ama fazer? Como você apoia as pessoas no seu dia a dia? Porque elas te procuram? Isso tem a ver com esse serviço jurídico?

H) Toque de Midas - Qual é a sua bagagem profissional e pessoal? O que você faz com os pés nas costas? Qual é o seu estilo de trabalho? Essas respostas tem a ver com esse público?

BÔNUS) Conhecer as criptonitas do seu perfil e do nicho que você quer atuar, tudo que mina sua energia, as tretas, o que costuma dar errado, o que precisa de mais atenção e planejamento. As SOMBRAS do nicho.

4) Agora é só somar e ver qual dos três nichos juridicos ficou com mais pontos!

Agora me conta, qual é o seu maior desafio na definição/manutenção do nicho de atuação?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)