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25 de Maio de 2018

[Pergunta] O que você faz para lidar com a cobrança por resultado na Advocacia?

Thaiza Vitoria
Publicado por Thaiza Vitoria
há 3 meses
"Fui contratada para patrocinar um causa, mas fui pressionada pelo cliente como se pudesse garantir o resultado"

A relação jurídica travada entre o advogado e o seu cliente possui uma dinâmica inflamada na medida em que traduz um conflito entre uma obrigação de meio ou uma obrigação de resultado.

Entende-se por obrigação de meio o dever de desempenho, de uma atividade contratada, com diligência, zelo, ou mesmo com o emprego da melhor técnica e perícia para se alcançar resultado pretendido.

Na obrigação de resultado, por sua vez, o advogado se obriga a alcançar um fim específico, tal como o deferimento da pretensão levada à juízo.

O que você faz para lidar com a cobrança por resultado na Advocacia? Responda nos comentários abaixo!

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5 Comentários

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Ah, minha amiga Thaísa...
Primeiramente temos que dar uma aula ao cliente, dizendo que nossa profissão é baseada em obrigação de MEIO e não de fim.
Segundo, sempre lembrar que clientes não são amigos e nada de misturar profissionalismo com feijoaddas juntinhos aos domingos como se compadres fossem...
Hoje mesmo recebi uma ligação:
- Dra, tem uma causa pra gente ganhar muito dinheiro juntos!!
Repliquei: - O Poder judiciário existe para promover Justiça e não enriquecimento do cidadão brasileiro, meu querido!
- Óbvio que vou perseguir seu direito, mas lembre que a Justiça não o local apropriado para se 'fazer um pé de meia".

Me chamam de chata e não me importo, mas tenho em mente que se o Advogado educar seu cliente, evitará uma série de dores de cabeça posteriormente.
Ser diligente, sério, leal e compromissado com os interesses do cliente é a chave de tudo.

Abs continuar lendo

Boa noite. Thaiza, eu penso que o maior problema aqui é a comunicação. É importante ter um controle de todas as comunicações feitas com o cliente e não permitir que haja longos intervalos entre uma e outra, ainda que seja pra dizer que não houve alteração.

Além da frequência, a comunicação com o cliente também precisa contemplar as diligências feitas para tentar obter o resultado almejado. Petições, despachos com o juiz e ligações para a Vara precisam ser comunicadas.

É preciso que essa qualidade da obrigação (obrigação de meio) fique clara desde o início da relação contratual e as próprias iniciativas de marketing podem ajudar a educar o cliente.

Quanto ao mais é preciso inteligência emocional para lidar com as críticas e até frustração do cliente, o que pode ser minimizado desenvolvendo empatia ao compartilhar as suas próprias frustrações concernentes ao sistema judicial.

Acho importante também ter criatividade para apresentar alternativas ao cliente, agora também não se pode deixar que essa cobrança se torne abusiva ou desrespeitosa, caso em que talvez seja melhor renunciar o mandato, afinal esse não é o tipo de cliente que queremos. continuar lendo

Boa tarde, Dr. Rick. Gratidão pela sua exposição educativa, estou muito entusiasmada para citá-la em minhas aulas. De fato, essa comunicação sobre os atos procedimentais aumenta muito a percepção de valor pelo cliente, o que favorece o entendimento sobre o real papel do advogado.
Obrigada! continuar lendo

A questão levantada pela colega quanto ao conflito que poderá haver na relação cliente advogado; quanto ao resultado final da ação está relacionado diretamente na contratação. Tem muitos colegas que prometem ao cliente um resultado exitoso do objeto da ação. Quanto não acontece o conflito está instalado.

NO meu caso particular, jamais garanto ao cliente resultado positivo da ação!

Arantes continuar lendo

A questão levantada pela colega quanto ao conflito que poderá haver na relação cliente advogado; quanto ao resultado final da ação está relacionado diretamente na contratação. Tem muitos colegas que prometem ao cliente um resultado exitoso do objeto da ação. Quanto não acontece o conflito está instalado.

No meu caso particular, jamais garanto ao cliente resultado positivo da ação!

Arantes continuar lendo